Boletus de carne branca



Boletus edulis, estivalis e pinnicola são boletos de carne branca e que não tingem ao cortar... excelentes comestíveis :

Rabada com Creme de Boletos

Se tens apanhado bastantes boletos cá vai a receita dum prato delicioso que combina bem as substâncias do mar com as do monte...


Colhe 4, 5 ou 6 ( dependendo do tamanho e da gente a comer) boletos dos mais maduros e limpa-os tirando-lhes os esporos ou esponja. Reserva os exemplares mais jovens para mais adiante, numa panela põe um pouco de aceite e deita-os a fogo lento até começarem a reduzir, incorpora-lhe um copinho de vinho Porto e um dente de alho picado, assim que começar a reduzir de novo vota-lhe um copo de água e uma polegada de sal ...mexe até ficar um molho espesso ... separa e passa-lhe a varinha!
Passa o resto dos cogumelos ( os mais jovens) por uma sartém e quando comecem a mermar deita-os  no creme que acabas de fazer e deixa que se cozam nele a fogo lento até estar feita a Rabada...
Pronto... agora toca-lhe ao peixe!!, pica bastante alho enquanto a rabada colhe o sal que lhe acabas de votar por cima.... corta em toros o peixe e vota-o na prancha com um pouco ( muito pouco mesmo) de aceite, deixa que tire fume que para isso acabas de tomar banho!!
Quando a rabada esteja quase feita lança-lhe por cima o alho todo picado e quando este comece a torrar deita tudo na fonte, travessa ou prato que tenhas para o momento ... vertes por cima dela o creme ainda fervendo e .... Bom Proveito!!



Sem comentários:

Enviar um comentário